Vacina Meningocócica B: para que serve?
A Vacina Meningocócica B serve para prevenir contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
Local de aplicação da Vacina Meningocócica Tipo B
A vacina Meningo B se trata de uma injeção intramuscular (que vai diretamente no músculo).
Vacina Meningocócica B: doses necessárias
Vacina Meningocócica B: idade indicada
Para crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm).
Para adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico.
Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.
Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.
Conheça também a Vacina Pneumocócica, que previne doenças causadas por 23 tipos de pneumococos!
Contraindicações da Vacina Meningo B
- Pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.
Vacina Meningocócica B: reações e eventos adversos
- Em crianças menores de 2 anos, febre alta com duração de 24 a 28 horas pode ocorrer em mais de 10% dos vacinados. Quando a vacina é aplicada junto com a tríplice bacteriana acelular, pneumocócica conjugada, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B, esse percentual aumenta para 69% a 79%. Por isso é preferível não aplicá-las no mesmo dia.
- Em crianças até 10 anos, em mais de 10% dos vacinados acontecem: perda de apetite; sonolência; choro persistente; irritabilidade; diarreia; vômitos; erupções na pele; sensibilidade no local da aplicação e ao movimentar o membro onde foi aplicada a vacina; reações locais (dor, calor, vermelhidão, inchaço). Em 0,01% a 0,1% ocorrem urticária e outras reações alérgicas. Até o momento não foi observada anafilaxia.
- Em mais de 10% dos vacinados com mais de 11 anos ocorre cefaleia; náuseas; dor nos músculos e articulações; mal-estar e reações locais, como inchaço, endurecimento, vermelhidão e dor. A dor pode ser muito intensa, atrapalhando a realização das atividades cotidianas. Não é conhecido o risco para anafilaxia, e reações alérgicas graves não foram verificadas durante os estudos com a vacina.
Cuidados antes, durante e após a vacinação com a Meningo B:
- A administração de paracetamol antes ou logo após a vacinação pode reduzir o risco de febre e não interfere na resposta imune à vacina.
- Não são necessários outros cuidados especiais antes da vacinação.
- Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.
- Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.
- Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
- Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
- Evitar aplicação simultânea com as vacinas tríplice bacteriana, pneumocócica conjugada, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B, para reduzir chance de febre alta após a vacinação.
- Pode ser aplicada no mesmo momento em que as vacinas meningocócicas ACWY ou C.
Porque tomar a Vacina Meningocócica B?
Apesar de não estar disponível na rede pública (SUS), a Vacina Meningocócica B é fundamental para evitar a meningite, uma doença infecciosa grave que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e pode levar à morte.
A bactéria causadora é o meningococo B e só pode ser tratada com antibióticos. Por conta da alta taxa de mortalidade associada à doença, é necessária a hospitalização em UTI.
Para evitar o grande risco desse tipo de meningite bacteriana, buscar a vacina meningocócica é a melhor alternativa.
Composição da Vacina Meningocócica B
Por ser uma vacina inativada, a Vacina Meningocócica B não causa infecção e tem em sua composição quatro componentes: três proteínas subcapsulares e vesículas da membrana externa do meningococo B.
Além disso, estão presentes na Meningo B: hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção.
Qual a diferença da Vacina Meningocócica Tipo B?
No Brasil, os principais tipos de bactéria meningococo são C, B, W e Y.
Para combatê-los, duas vacinas são utilizadas: a Vacina Meningocócica B, que protege contra o meningococo B, e a Vacina Meningocócica ACWY, que protege contra os meningococos A, C, W e Y.
Ambas as vacinas são extremamente importantes para a prevenção contra a meningite bacteriana. Afinal de contas, todos os tipos de meningococo podem causar a meningite e outras doenças meningocócicas, como a meningococcemia, por exemplo, que inclui sintomas como cefaleia, náuseas, vômitos, fotofobia, letargia, exantema, falência de múltiplos órgãos, choque e coagulação intravascular disseminada.
Onde tomar a Vacina Meningo B em BH?
Para se proteger contra doenças graves causadas pela bactéria meningococo, você e sua família podem contar com a Maximune, uma clínica de vacinação em BH que oferece atendimento seguro com técnicas de diminuição de dor.
Somos referência em vacinação, triagem neonatal e exames laboratoriais de crianças (até 5 anos) e gestantes em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.
Comprometidos com um atendimento humanizado, utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto e garantir uma experiência tranquila e sem traumas para toda sua família.
Por isso, se você ou sua família ainda não foram imunizados com a Vacina Meningocócica B em BH, não deixem de visitar o quanto antes um de nossos endereços!
Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis