Para que serve a Vacina BCG? O que ela previne?
A vacina BCG serve para proteger contra a Tuberculose – principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).
Vacina BCG: quantas doses são necessárias?
É necessário apenas uma única dose da vacina BCG para proteção.
Local de aplicação
A aplicação da vacina BCG ocorre no braço preferencialmente no direito, sendo intradérmica, ou seja, aplicada entre as camadas derme e epiderme da pele.
Vacina BCG: idade indicada
A vacina BCG é indicada de rotina desde o nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade. Além disso, também indica-se a vacinação em pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra).
Contraindicação da Vacina BCG
- Pessoas imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão do feto durante a gestação.
- Prematuros, até que atinjam 2 kg de peso.
Vacina BCG tem reação? Saiba os efeitos e eventos adversos
A vacina BCG quase sempre deixa uma cicatriz característica no braço – como rotina, o direito – com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada.
Essa reação é esperada! A resposta à vacina demora cerca de três meses (12 semanas), podendo se prolongar por até seis meses (24 semanas), e começa com uma mancha vermelha elevada no local da aplicação, evolui para pequena úlcera, que produz secreção até que vai cicatrizando.
Eventos adversos possíveis: úlceras com mais de 1 cm ou que demoram muito a cicatrizar; gânglios ou abscessos na pele e nas axilas; disseminação do bacilo da vacina pelo corpo, causando lesões em diferentes órgãos.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), os gânglios surgem em cerca de 10% dos vacinados.
Qualquer que seja o evento, o serviço de vacinação deve notificá-lo ao órgão de vigilância em Saúde e encaminhar o paciente ao posto de saúde para acompanhamento e tratamento adequados.
Cuidados antes, durante e após a vacinação:
A vacinação não requer qualquer cuidado prévio.
Na maioria das vezes, haverá uma reação no local da aplicação com posterior formação de cicatriz. É importante não colocar produtos, medicamentos ou curativos, pois trata-se de uma resposta esperada e normal à vacina.
A revacinação de crianças que não desenvolveram cicatriz deixou de ser recomendada pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2019.
Vacina BCG não deixou marca, porque?
Existem dois motivos pelos quais a vacina BCG pode não deixar marca no braço de um indivíduo:
- A criança não respondeu à vacina devido à falha vacinal que acontece em cerca de 5% dos vacinados;
- Houve resposta, mas com lesão discreta sob a pele, tornando difícil a identificação.
Então, sempre que não houver formação de cicatriz, um profissional da Saúde experiente deve examinar o local em que a vacina foi aplicada. No caso de reação inaparente ou discreta, não há necessidade de revacinar.
Quando acontece a falha vacinal, uma nova dose deve ser aplicada seis meses após a primeira – nunca antes desse prazo.
Entenda melhor o que é a vacina BCG?
A vacina BCG, também conhecida como vacina do bacilo Calmette-Guérin, é uma vacina usada principalmente para a prevenção da Tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro), e que pode provocar sintomas como tosse com sangue, perda de peso, sudorese noturna e febre.
A BCG foi criada em 1921 pelos médicos Léon Calmette e Alphonse Guérin (dando origem ao nome BCG), após 13 anos e mais de 230 tentativas.
Ela é preparada utilizando uma bactéria de origem bovina semelhante à bactéria que causa a Tuberculose em humanos. As cepas da bactéria Mycobacterium bovis são atenuadas com glutamato de sódio.
Apesar de em todo mundo as vacinas BCG utilizarem a mesma denominação, elas são formadas por diferentes cepas. No Brasil, de acordo com o Manual de Normas de Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, a subcepa usada para a fabricação da vacina BCG é a Moreau-Rio de Janeiro, mantida sob sistema de lote-semente no Status Serum Institut de Copenhagen, na Dinamarca.
Onde tomar BCG em BH?
Para se proteger contra a Tuberculose, doença contagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, você e sua família podem contar com a Maximune, uma clínica de vacinação em BH que oferece atendimento seguro com técnicas de diminuição de dor.
Somos referência em vacinação, triagem neonatal e exames laboratoriais de crianças (até 5 anos) e gestantes em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.
Comprometidos com um atendimento humanizado, utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto e garantir uma experiência tranquila e sem traumas para toda sua família.
Por isso, se seu bebê ainda não foi imunizado com a vacina BCG em BH ou está precisando de revacinação, não deixe de visitar o quanto antes um de nossos endereços!
Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis