A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. É uma doença comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, houve um aumento de 47,7% de casos de dengue em 2023 em comparação com os dados do ano anterior. Por esta razão, a vacina contra a dengue Qdenga é uma ótima oportunidade para se proteger e proteger quem amamos. Aqui estão algumas informações sobre a dengue:
O que causa a dengue?
A dengue é causada por um dos quatro vírus da dengue estreitamente relacionados (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que pertencem à família Flaviviridae. O vírus é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos fêmeas infectadas, principalmente o Aedes aegypti. Esses mosquitos geralmente se reproduzem em fontes de água parada, como recipientes, pneus e vasos de flores.
Quais são os sintomas da dengue?
Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves. Eles geralmente aparecem de 4 a 7 dias após a picada do mosquito e podem incluir febre alta, dor de cabeça intensa, dor por trás dos olhos, dor nas articulações e músculos, erupção cutânea e sangramentos leves (como sangramento nasal ou nas gengivas). Em casos graves, conhecidos como febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome do choque da dengue (SCD), a doença pode levar a sangramentos, danos nos órgãos e até mesmo à morte.
Tratamento para dengue
Não existe um tratamento antiviral específico para a dengue. A maioria dos casos é tratada sintomaticamente, com repouso, reposição de líquidos para prevenir a desidratação e medicamentos para reduzir a febre e a dor. Como prevenir?
Prevenir as picadas de mosquito é a forma mais eficaz de evitar a dengue. Medidas incluem o uso de repelentes de mosquitos, o uso de roupas protetoras (como mangas compridas e calças) e o uso de mosquiteiros. Além disso, eliminar os locais de reprodução dos mosquitos, esvaziando e limpando recipientes que acumulam água, pode ajudar a reduzir as populações de mosquitos. Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio!
Existe vacina para dengue?
Sim, existe vacina para dengue! Isso significa que você pode se proteger dessa doença adotando uma postura preventiva. A Anvisa já aprovou, por meio da Resolução RE 661/23, o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue. A vacina Qdenga é o novo imunizante para dengue. Ela é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, garantindo, dessa forma, uma ampla proteção contra a dengue para as pessoas vacinadas.
Esta vacina contra a dengue é especialmente recomendada para a população acima de quatro anos, englobando adolescentes e adultos até 60 anos de idade, independentemente se a pessoa já teve contato com o vírus ou não. O imunizante é administrado com duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações, sendo altamente indicada para prevenir surtos.
É importante destacar que as vacinas não são apenas uma medida individual de proteção, mas também um ato de responsabilidade e solidariedade para com a comunidade. Ao tomar vacinas, você contribui para a saúde pública e ajuda a reduzir o impacto das doenças infecciosas em nossa sociedade.
Dengvaxia
Antigamente, a única vacina para dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, porém este produto apresenta restrições de uso que impossibilitam a vacinação em massa. A Dengvaxia não é recomendada para quem nunca entrou em contato com o vírus da dengue. Essa é uma recomendação extremamente séria e foi ratificada pela Anvisa e pela Organização Mundial de Saúde.
Os estudos da própria fabricante da vacina apontaram que os indivíduos soronegativos que tomaram a vacina apresentaram, em longo prazo, mais casos da forma grave da dengue, após uma infecção. Nesse sentido, é importante saber que, ao contrário da Qdenga, a Dengvaxia é indicada para indivíduos de 9 a 45 anos com infecção prévia por dengue e seu esquema de administração consiste em três doses, com um intervalo de 6 meses entre cada uma.
A vacina Qdenga é eficaz?
As vacinas passam por extensos testes clínicos e são submetidas a rigorosos processos de aprovação antes de serem disponibilizadas ao público. Elas são desenvolvidas com base em evidências científicas sólidas e continuamente monitoradas para garantir sua segurança e eficácia.
Ou seja, antes da vacina ser aprovada pelos órgãos de saúde, acontece uma pesquisa para comprovar a eficácia e segurança do produto. Os testes com a Qdenga demonstraram que o imunizante possui eficácia de 80,2%, e 90,4% de proteção contra hospitalizações.
Quais são as reações da vacina Qdenga?
A Qdenga pode apresentar alguns efeitos colaterais de forma leve. Alguns deles são: dores de cabeça, dores musculares (especialmente no local da aplicação), fraqueza, e febre. É importante ressaltar que a maioria das pessoas não apresenta reações.
Quem não pode tomar a vacina Qdenga?
Bebês, crianças abaixo de 4 anos, idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, e mulheres grávidas ou amamentando não podem tomar a vacina Qdenga.
Quem já teve dengue ainda precisa se vacinar?
Sim, a vacina foi aprovada tanto para pessoas que nunca tiveram dengue como para aquelas que já tiveram a doença. Isso porque a vacina é responsável por garantir a imunização completa, prevenindo, inclusive, casos mais graves em pessoas que porventura acabam contraindo a doença novamente.
Clínica Maximune
A Maximune é uma clínica especializada em vacinação, triagem neonatal e em exames laboratoriais de crianças e de gestantes.
Nossos valores são firmados no atendimento humanizado e muito especial que toda família merece receber, por isso fomos a primeira clínica de vacinação a inovar no mercado em Belo Horizonte. Possuímos salas temáticas e utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto.
A solução para um atendimento com diminuição de dor e sem traumas, você encontra aqui. Além disso, nossas unidades possuem fluxos de atendimentos bem definidos para que a sua segurança seja mantida. A saúde é o bem mais precioso que temos e a vacinação é o método mais seguro e eficiente para a prevenção de doenças! Conte com a Maximune!