Para que serve a Vacina Pentavalente?
DTPa - VIP/Hib: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite.
Vacina Pentavalente: local de aplicação
A vacina Pentavalente se trata de uma injeção intramuscular (que vai diretamente no músculo).
Vacina Pentavalente: quantas doses tomar?
Para a vacinação rotineira de crianças (aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 18 meses), preferir o uso da vacina quíntupla (penta) ou sêxtupla (hexa). Veja DTPa-VIP/Hib ou DTPa-VIP-HB/Hib. Para reforço entre 4 e 5 anos de idade, recomenda-se o uso de DTPa ou dTpa-VIP.
Com que idade tomar a Vacina Pentavalente?
As duas vacinas são recomendadas para crianças a partir de 2 meses de idade e podem ser aplicadas até os 7 anos, sempre que seja indicada cada uma das vacinas incluídas nessas combinações.
Contraindicação da Vacinação Pentavalente
- Maiores de 7 anos.
- Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias seguintes à aplicação anterior de vacina contendo componente pertussis.
- Anafilaxia a qualquer componente da vacina.
Vacina Pentavalente: reação e efeitos adversos
- Os eventos adversos e a frequência com que ocorrem são semelhantes nas duas vacinas e devem-se principalmente ao componente pertussis. Estudo comparativo mostrou que as reações a estas vacinas foram significativamente menores quando comparadas com a vacina combinada contra pertussis de células inteiras (DTPw).
- Até 21% das crianças vacinadas experimentam reações no local da aplicação (vermelhidão, dor, inchaço); até 22% podem ter febre maior que 38ºC; e 1,9% pode ter febre a partir de 40ºC. Um por cento pode manifestar perda de apetite, vômito, irritabilidade, choro persistente e sonolência. De 0,01% a 1% pode apresentar convulsão febril e episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH); menos de 0,01%, problemas neurológicos (inflamação no cérebro, alterações de movimento), inchaço transitório nas pernas com roxidão ou pequenos sangramentos transitórios, e anafilaxia. Os eventos adversos são um pouco mais frequentes nas doses de reforço.
Cuidados antes, durante e após a Vacinação Pentavalente:
- Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.
- Em caso de doença aguda com febre alta a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora.
- Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.
- Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, sob prescrição médica.
- Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
- Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
Importância da Vacinação Pentavalente
Na rede privada, a Vacina Pentavalente é uma combinação de vacinas que protege contra cinco doenças que podem se manifestar de forma agressiva em crianças que não possuem o imunizante. São elas:
Tétano, doença infecciosa grave que pode causar rigidez muscular e até a morte;
Difteria, doença transmissível que acomete principalmente a garganta e, em casos graves, pode provocar dificuldade respiratória e desidratação;
Poliomielite: também conhecida como Pólio ou Paralisia Infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas doentes. Seu tratamento pode ajudar, mas a poliomielite não tem cura;
Meningite pela bactéria haemophilus tipo B, que acomete crianças menores que cinco anos e pode causar lesões graves como paralisias, coma e até morte;
Coqueluche, doença transmissível que pode causar tosse intensa, desidratação, falta de ar, cansaço e, em casos graves, complicações respiratórias e morte.
A aplicação da Vacina Pentavalente ocorre já no primeiro ano de vida e tem como vantagem
a redução do número de injeções a serem aplicadas para proteger o bebê, reunindo várias imunizações em apenas um líquido.
Composição da Vacina Pentavalente
Na rede privada, a Vacina Pentavalente é composta pela combinação das vacinas DTPa (acelular), Hib e VIP. É apresentada sob forma líquida, em frasco-ampola, unidose de 0,5 ml.
Onde tomar a Vacina Pentavalente Particular em BH?
Para proteger sua criança contra doenças graves como Tétano, Difteria, Poliomielite, Coqueluche e Meningite por haemophilus tipo B, você pode contar com a Maximune, uma clínica de vacinação em BH que oferece atendimento seguro com técnicas de diminuição de dor.
Somos referência em vacinação, triagem neonatal e exames laboratoriais de crianças (até 5 anos) e gestantes em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.
Comprometidos com um atendimento humanizado, utilizamos técnicas e aparelhos para diminuir o desconforto e garantir uma experiência tranquila e sem traumas para toda sua família.
Por isso, se seu filho ou filha ainda não foi imunizado(a) com a Vacina Pentavalente em BH, não deixe de visitar o quanto antes um de nossos endereços!
Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis