O que previne

A Vacina Rotavírus combate infecções gastrointestinais causadas pelo Rotavírus, uma das principais causas de diarreia grave entre as crianças.

Local de aplicação

Oral

Esquema de doses

  • A vacina disponível na Beep é a Pentavalente (VR5), composta por cinco tipos de Rotavírus, que deve ser administrada em três doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade. Na rede pública, são administradas duas doses da Monovalente (VRH1), composta por um tipo de Rotavírus, aos 2 e 4 meses.***

  • Indicação

    A Vacina Rotavírus é indicada para bebês de 6 semanas a 7 meses e 29 dias.**

    Contraindicações:

    • A Vacina Rotavírus é contraindicada para bebês fora da faixa etária indicada (6 semanas a 7 meses e 29 dias); com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunodepressão (diminuição em grau variável da resposta imunológica); com alergia grave (urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático) provocada por algum dos elementos da vacina ou por dose antecedente da mesma; e com doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.

    Efeitos e eventos adversos:

    • Reações muito comuns: febre, vômito, diarreia, irritabilidade. Reações comuns: otite, faringite. Reações raras: broncoespasmo, invaginação intestinal. De acordo com estudos científicos, a quantidade de casos de invaginação pós-vacinação é muito próxima da quantidade esperada em crianças não vacinadas, o que demonstra que o risco oferecido pela vacina é muito pequeno. Além disso, a ocorrência é muito menor que o risco de hospitalização ou óbito decorrente de gastroenterite causada pelo Rotavírus.

    Cuidados antes, durante e após a vacinação:

    Febre
    Em caso de febre ou diarreia, a vacinação deve ser adiada até que haja melhora.
     

    Ocorrências

    Os sintomas persistentes devem ser pesquisados para a verificação de outras causas.
     

    O bebê golfou?

    Caso o bebê golfe ou regurgite após tomar a vacina rotavírus, não é preciso dar outra dose.
     

    Sintomas prolongados

    Os sintomas persistentes, que duram por mais de 72 horas, devem ser pesquisados para a verificação de outras causas.

    Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis

    Rolar para cima
    ×